Medida é válida em todos os seus voos, menos em um país.
A obrigatoriedade de uso de máscaras a bordo de voos da Latam foi alterada, tornando-se opcional em todos os voos da companhia, exceto na Colômbia, onde ainda é obrigatório de acordo com as regulamentações locais. A decisão segue à remoção das regras de cobertura facial em vários países da região, como Argentina, Chile e outros.
“Recomendamos aos passageiros que levem a máscara caso seja exigido pelo país de chegada, trânsito ou pelo operador do voo”, diz a empresa em nota.
No caso do Brasil, desde 17 de agosto, o uso de máscaras a bordo de aeronaves não está mais obrigado por decisão da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O mandato foi retirado após mais de dois anos.
Apesar do fim da obrigatoriedade, as máscaras faciais e o distanciamento social continuam a ser recomendados como medidas para minimizar o risco de transmissão da Covid-19. Além disso, uma série de protocolos em vigor desde o início da pandemia foi mantida. Os aeroportos e as companhias aéreas continuarão a cumprir as seguintes medidas:
+ disponibilização de álcool em gel;
+ avisos sonoros com adaptações, recomendando o uso de máscaras, especialmente por pessoas vulneráveis;
+ procedimentos de limpeza e desinfecção contínuas;
+ sistemas de climatização; e
+ desembarque por fileiras.
Em documento, a Anvisa informou que o cenário epidemiológico atual permite que algumas medidas sanitárias tomadas em 2020 sejam atualizadas, como o uso obrigatório das máscaras. “Diante do atual cenário, o uso de máscaras, adotado até então como medida de saúde coletiva, é convertido em medida de proteção individual”, destacou a Anvisa.
FONTE:AEROIN